Todo mundo está cansado de saber que beber água é essencial para nossa sobrevivência, visto que cerca de 75% do corpo humano é composto de água. Agora, um novo estudo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, nos oferece mais uma razão - como se precisasse - para não nos esquecermos de tomar água durante todo o dia, mesmo que não sintamos sede: ela melhora o estado de alerta - o que é particularmente importante para aqueles que estudam ou trabalham à noite -, previne desmaios e promove a perda de peso.
Em um estudo dos efeitos da ingestão de água na pressão sanguínea, os pesquisadores observaram que a água sem aditivos podem ter efeitos fisiológicos inesperados, aumentando a atividade do sistema nervoso simpático, o que aumenta o estado de alerta, a pressão sanguínea - esta, de forma insignificante em pessoas saudáveis - e o gasto de energia.
De acordo com os pesquisadores, esse efeito no sistema nervoso, com o aumento do gasto de energia, pode promover a perda de peso. “Calculei que pode ser tanto quanto 2,3 kg por ano se você tomar três copos de 475 ml de água por dia”, disse o pesquisador David Robertson. “É interessante que a ativação do sistema simpático é suficiente para isso”, acrescentou o cientista
Ei, Nina!
ResponderExcluirTambém achei essa matéria muito interessante que fiz um post com ela, no dia 13 de julho.
Desde que acompanho os blogs sobre dietas, saúde e reeducação alimentar, vejo o destaque que tem a água, em todos esses processos.
E olhe que a minha mãe sempre falou e fala isso (aliás, esse foi o motivo do post).
Pena que, a não ser no verão, tenho que me policiar pra beber os tais 2l ou mais por dia.
Se fosse pãozinho francês... Que coisa, né?