quinta-feira, 29 de março de 2012

Aniversário da Cidade de Salvador da Bahia

É assim que meus parentes de "além mar" a chamam. Salvador da Bahia. E hoje faz aniversário de 463 anos de fundação.
Viveu tantos ciclos, conheceu dias de pompa e prosperidade, foi capital do país, foi estratégica para a produção e comercialização de riquezas, foi um dos maiores portos marítimos mundiais, foi um dos últimos redutos das tropas portuguesas durante a guerra da independência...
Hoje é a capital do carnaval e ainda um dos maiores destinos turísticos do país, com suas belas praias, rica cultura e grande simpatia.
Mas, como quase moradora (minha cidade, Lauro de Freitas, é uma extensão dela, dividindo inclusive o terreno onde se encontra o aeroporto) e tradicional usuária de sua estrutura e serviços, fico triste com o descaso com que vem sendo tratada pelas autoridades políticas, aqui representadas pelo atual prefeito João Henrique, do qual quase não se tem mais falado, e por alguns de seus cidadãos (?!), vândalos, que a destroem e sujam.
Por isso, hoje escolho o passado para homenagear. Fotos antigas garimpadas pela internet.

Dique do Tororó
Praça Castro Alves

Barra vista do farol

Barra em tempos mais modernos

Ladeira da montanha

Barra - Morro do Cristo (ainda sem o próprio)

Terreiro de Jesus

Comércio


Igreja do Bonfim

Porto da Barra

Campo Grande

Igreja do Bonfim

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda

Farol da Barra


Pelourinho

Praça da Sé

Praça Castro Alves

Conceição da Praia

Comércio

Pelourinho

Barra

7 comentários:

  1. adorei viagar vendo essas fotos da minha cidade cmo era antes!e concordo plenamente quando se fala do descaso com a cidade!

    ResponderExcluir
  2. Nina parabéns pelo aniversário da cidade, eu também chamo de Salvador da Bahia, ehehe, amei as fotos antigas, deve dar um pouco de saudades de um tempo melhor que agora, o descaso político é vergonhoso, lamentável, bjinhos amiga E viva Lauro de Freitas e Salvador!!! Com muita dignidade!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para Salvador!
    Uma cidade cheia de cores e sabores.
    Misturas e beleza pura.
    Lindas as fotos antigas.
    Adoro!!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. É muito bom relembrar o passado.Onde as pessoas podim passear pelos pontos turísticos sem ter medo de ser assaltado em plena luz do dia.

    ResponderExcluir
  5. bom dia a todos soterapolitanos
    nossa cidade ja foi muito bonita ,com todas essas arquiteturas barrocas e potuguesa dava um certo charme na cidade ;é uma pena que os governo e prefeitura esta deixando a nossa bela salvador se degradar com o tempo . estou triste com a situacao de nossa cidade!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado! por mostrar através das fotos a verdade ainda que me deixe melancólico, triste, quero agradecer de coração, nossa como minha cidade... :( obrigadoo NINA Deus abençoe vc.! só quem ama essa cidade entende o que falo! Pena que n posso voltar ao passado!

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...