domingo, 12 de setembro de 2010

Joelhos - como já dizia o Pedro Bial...

"Seja cuidadoso com seus joelhos, você vai sentir falta deles", já dizia o Pedro Bial na música conhecida como Filtro Solar.
A luxação da patela (rótula) é a perda da relação anatômica normal entre o sulco femoral distal e um pequeno osso que fica a sua frente chamado patela. Pode apresentar etiologia traumática ou micro-traumática, por tendência do paciente. No último caso, recidivas são comuns.

Traduzindo:
A pessoa (lê-se - EU) foi ao primeiro show de sua vida, aos 14 anos. Segunda música, muita dança e animação, e de repente, sem aviso ou motivo aparente, está no chão.
Joelho “quadrado”, perna torcida em um ângulo anormal.
Como resultado, no hospital o ortopedista fez uma manobra para repor a rótula na posição de onde nunca deveria ter saído (nunca esquecerei daquele rosto sorridente tentando desviar minha atenção do que aconteceria a seguir!!! E eu inocente...), fim do show, e início de uma série de outras escapadelas destes ossinhos chatos, por anos a fio.
Este é a história de meus joelhos.
Cada um já deslocou umas 03 ou 04 vezes, desde então. Mas na maioria das situações, na queda a patela retorna sozinha ao lugar.
Na última deslocada, provocada por uma leve batida lateral de minha perna esticada na poltrona de um ônibus, o motorista teve que me levar até o hospital da Ilha de Itaparica (estava me levantando para sair do ônibus e pegar o ferry-boat), e o médico teve que vir “a bordo” recolocar a rótula no lugar.
Que situação...
Sim, porque aquela história do mocinho do filme que desloca um osso qualquer, normalmente a clavícula, e depois dá uma pancada e ele volta para o lugar, não é comigo, não. Não tenho toda esta coragem, fico imóvel, segurando o choro (ou não), até alguém estudado vir resolver o problema.
Todo este bla, bla, bla, é apenas para explicar o motivos dos exames que fiz ontem, ressonância, tomografia e raio x dos dois joelhos. Foi tanta coisa que até me surpreendi que o plano de saúde tenha autorizado.
E aí vem outra parte “mico”: quando estava no meio da ressonância do primeiro joelho, tive um ataque de tosse (resquícios da gripe que me pegou esta semana). O técnico teve que parar, trazer água, e recomeçar tudo de novo, pois a imagem saiu tremida.
Nos próximos dias apanho os resultados e levo ao ortopedista, para saber o prognóstico, ou seja, conhecer o meu destino como pessoa que tenta ao menos praticar caminhadas para se exercitar. Pois até para isso tenho sentido algum desconforto.
E olha, Clarissa, que nem precisava correr... rsrsrs
Detalhe: meu filho já mostrou que "puxou" a mamãe!!! Chegando à adolescência, também já sofreu alguns episódios de torção, porém sem necessidade de redução, a rótula não chegou a ficar fora do lugar.
(Cá entre nós, tenho uma teoria de que, com o avanço da ciência, pessoas que na época das cavernas teriam morrido antes de delegar seus genes problemáticos à sua descendência, vêem se reproduzindo e transmitindo vários defeitos. Este é um exemplo, tenho que assumir. Se vivesse naquela época, algum ancestral de leão teria me devorado no exato momento em que meu joelho tivesse deslocado, e não teria filhos - fim das divagações absurdas!!! rsrsrs)
Voltando ao Bial: realmente cuidem bem dos seus joelhos.
Tudo bem que existem problemas anatômicos, como o meu, que não poderia evitar. Mas certamente poderia ter sido minimizado, fazendo exercícios adequados e não tendo me deixado engordar tanto...
Ah...
Aproveitando, voltei para o VP, já que conseguirei ficar 04 sábados seguidos em Salvador. Precisava de um ânimo novo para a minha RA.
Fiquem em paz.

Um comentário:

  1. Na segunda música?????????????????
    Se ainda tivesse sido no final, na hora do "bis"!!!!!
    Nossa, Nina!
    Não vou negar que achei complicado o problema.
    Felizmente, se a ciência já avançou a ponto de você transmitir esses "genes problemáticos" ao seu filho (seria um desperdício um leão comer uma cabecinha e um coração bons desses...), já avançou também a ponto de ter uma solução para esse joelhinho...
    Estou torcendo por você e louca pra saber os resultados, pois fico doida pra te ver "nas pistas"...
    Agora, a gente já é íntima... Pode contar a verdade...
    "Portuguesa bahiana", morando em Salvador...
    Muito axé...
    Esse joelhinho deslocado não é de tanto "descer na boquinha da garrafa", não?!
    Hahahahahahahahahahha!
    Desculpe-me, mas não resisti!
    Sem qualquer má intenção, viu?
    Beijos, e tenho certeza de que tudo ficará bem.

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...