domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições 2010



Eis novamente as eleições no Brasil. 136 milhões de brasileiros decidindo o rumo e o caminhar do país nos próximos 04 anos.
Deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador de Estado e presidente do País.
Exatamente 06 cargos a votar.
Como nunca me naturalizei, também nunca votei. Hoje, resolvi acompanhar meu marido à sua sessão eleitoral, uma escolinha de um bairrinho de uma cidadezinha do interiorzão da Bahia.
Chegamos 8:00h em ponto, 19 pessoas já na fila. As outras duas sessões estavam totalmente vazias.
Após 20 minutos de silêncio total (sem o tininimninim da invenção tupiniquim – urna digital), uma senhora chamou a minha atenção: “minha filha, quando a máquina está em silêncio, significa que tem alguém com dificuldade por lá. Provavelmente um idoso”.
De fato, após mais alguns instantes, sai de lá um idoso que não conseguiu votar naquela caixa cheia de botões pequeninos. Seu Catarino. E ele, que nascera antes mesmo do aparelho telefônico ter chegado por aquelas bandas... E seus dedos, grossos e calejados de décadas lidando com cabos de enxadas... Trabalhou anos a fio ao sol, nunca sequer se deu conta da existência de óculos escuros, hoje sentiu dificuldade para enxergar os números.
Foi embora.
Após mais alguns muitos minutos, 19 pessoas que estavam à espera na fila, outros quatro idosos e uma grávida com preferência de atendimento, chega enfim a vez de meu marido.
E volta novamente o senhor, antes que meu marido seja chamado. Desta vez, chega acompanhado de uma mocinha para o ajudar.
Foi informado de que não era mais obrigatório o democrático voto, em seu caso, pois já possuía mais de 70 anos. Não deu ouvidos, queria ser cidadão, poder decidir o seu futuro. Ou talvez dar sua contribuição ao pedido de um parente por votos em um político qualquer que ao cumprir uma obrigação, cobrou um favor. Coisa tão comum no interior, onde médicos e advogados se tornam políticos e, aproveitando a ignorância do povo, disfarçam seu trabalho remunerado em caridade à população, pedindo votos em troca.
Voltando ao Seu Catarino - Entrou novamente, desta vez acompanhado, e todos ouvimos o barulhinho da máquina confirmando o seu voto.
Queria estar com minha máquina fotográfica para registrar a cena. Lindo. Negro, bem negro. Encurvado, cabelo quase branco, chapéu surrado, olhar perdido nas tantas lembranças.
Votou. Lindo. Perfeito. Uma lição.
Ele ainda tinha a chance de não comparecer, mas fez questão. E os tantos outros brasileiros que nasceram muito, muito, muito antes da era digital, e que devem perder o sono por medo de atrapalhar a fila?
Cotidiano para uns, desespero para outros. País das diversidades, tão rico e tão pobre, tão urbano e tão rural, tão negro e tão racista...
E voltando à eleição – Ainda não sei o resultado final, parece que vai haver segundo turno entre um representante dos velhos hábitos políticos da direita brasileira e uma representante dos novos hábitos políticos da esquerda brasileira, que em nada diferem da direita, além do discurso.
E Maquiavel se remexe de tanto observar sua célebre frase “Os fins justificam os meios”, não verbalmente citada, mas certamente usada em pensamentos íntimos como desculpa para tantas vergonhas.
Por mim, se votasse (posição confortável a minha, então não tenho grandes direitos de fazer discursos), usaria a bandeira de Marina e sua história de vida, como forma de mostrar minha indignação com a política brasileira.
Ao que parece, assim fizeram vários brasileiros. Parabéns pela bonita e limpa vitória, Marina. Espero que seus quase 20 milhões de votos não sejam vendidos, mas sim negociados de forma ética e estratégica, sem politicagem.

4 comentários:

  1. Que texto, Nina!
    Tens a certeza de que não és brasileira?????
    Eu não tenho tanta assim, não...
    Faz um DNA que você vai se surpreender!
    A gente pode ver; tá "na veia"...
    Tomara alguns "brasileiros" pensassem (e tratassem)o Brasil e os brasileiros como você!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Seu post foi perfeito!!
    Mandei o link para um monte de gente!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Clarissa e "Amigas" - muito obrigada, pelos comentários e pelo carinho!
    "Amigas" - tentei entrar no link de seu nome para um agradecimento pessoal, mas o perfil está indisponível... Espero que você(s) veja(m) aqui o agradecimento.
    Abçs

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, Nina, que os votos em Marina não sejam em vão. Espero que ela continue a demosntrar o bom senso que demonstrou em toda a campanha e faça a escolha certa. Difícil escolha, é verdade, mas o que importa é que ela disse a que veio e penso que vamos vê-la na ativa logo, logo.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...