sábado, 16 de outubro de 2010

A escolha de Sofia



Li hoje (é, costumo acordar cedo – o sol nasce, acabou o sono) dois textos interessantes, atribuídos a Rodrigo Constantino e Arnaldo Jabor.
Não os transcreverei na íntegra, porque acabam se tornando partidários, e não é este meu interesse. Mas são reflexões bastante oportunas em tempos de (ainda) eleição.
Notem que, infelizmente, servem para qualquer (ou a grande maioria) dos partidos, coligações ou ideologias no Brasil político de hoje (leia-se aqui décadas).
Seguem alguns trechos:
"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam." (Arnold Toynbee)
"A escolha de Sofia" é a história que acontece no campo de concentração nazista de Auschwitz, vivida por uma mãe judia, que é forçada por um soldado alemão a escolher entre o filho e a filha - qual seria executado e qual seria poupado. Se ela se recusasse a escolher, os dois seriam mortos. Ela escolhe o menino, que é mais forte e tem mais chances de sobreviver, porém nunca mais tem notícias dele. A questão é tão terrível que o título se converteu em sinônimo de "decisão quase impossível de ser tomada".
" Serra ou Dilma? A Escolha de Sofia. Os antigos atenienses tinham razão ao dizerem que assumir qualquer lado é melhor do que não assumir nenhum? Respeito meus colegas liberais, que discordam de mim e pretendem anular o voto. Mas espero ter sido convincente de que o momento pede um pacto temporário...”
“No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, 'explicáveis' demais. Toda a verdade é descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas. Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados são catalogados, fichados, e nada rola. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira! Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada!”

2 comentários:

  1. Nina, gosto muito do seu blog e da leitura q vc faz a respeito das coisas. Nada melhor do que emagrecer o corpo e preencher a mente passando por aqui!

    Beijos!
    Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rafa. Nunca pensei em focar uma linha para posts, pois acho que precisa de muito conhecimento e tempo para aprimoramento.
    Assim, prefiro escrever sobre assuntos que me vêm a cabeça sem grandes motivos, ou sobre algo que surge em um tropeço, como este.
    bjs

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...