sábado, 9 de outubro de 2010

Mineiros do Chile


Natal antecipado para algumas famílias chilenas. 65 dias de desespero chegando ao fim.

_________________
Nesta manhã uma das perfuradoras usadas para escavar o túnel de acesso aos 33 mineiros presos em uma mina de cobre no deserto do Atacama, norte do Chile, atingiu o seu objetivo.
Eufóricos e emocionados, os parentes dos mineiros subiram à montanha próxima e comemoraram. A abertura do túnel foi anunciada por uma sirene e celebrada por um sino, que tocou por mais de uma hora.
Agora, a máquina vai ser desmontada, em um processo que deve durar seis horas, e uma câmera de TV vai ser introduzida no túnel, para ver o seu estado e permitir a decisão pelo revestimento ou não do túnel, para que finalmente os trabalhadores sejam içados, em cápsulas especiais com a largura dos ombros de um homem, em uma das mais complexas tentativas de resgate da história da mineração mundial.
A subida dos mineiros pode ocorrer já a partir da terça-feira, segundo previsões do governo.
Nos últimos dias, os mineiros, presos a uma profundidade de 630 metros desde um acidente em 5 de agosto, fizeram atividades físicas mais intensas para se preparar para o resgate. Eles devem ser submetidos a uma dieta de alimentos sólidos seis horas antes de subir.
Presos há 65 dias até agora, os mineiros bateram um novo recorde de sobrevivência no subsolo após um acidente de mineração. Embora alguns tenham infecções cutâneas, eles estão com a saúde excepcionalmente boa.

4 comentários:

  1. Ótimas notícias! Esses senhores devem estar passando por situações inimagináveis, muita angústia! É muito bom saber que vão sair logo!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. nada melhor para acontecer apra essas famílias
    seja muitpo bem vinda em meu espaço tbm
    http://percapeso-ganhefelicidade.blogspot.com/
    bjs....

    ResponderExcluir
  3. E a gente daqui, torcendo muito para que tudo dê certo!
    E vai dar, se Deus quiser!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. se minha internet fosse mais rapida, queria acompanhar mais de perto essa história e ver os vídeos que já fizeram por lá. Fico aflita de imaginar as condições q estão vivendo e torcendo pro resgate ser o mais complicado e o mais bem sucedido da história.


    Rafaela.

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...