sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Turismo no Centro Histórico - Salvador

Já havia pensado fazer um post sobre este assunto, mas hoje fui surpreendida com o Mais Você (Rede Globo) ao vivo, direto no Centro Histórico de Salvador.
Aí, já viu... Assunto revivido, assunto escrito:
Há cerca de um ano resolvemos, eu e minha irmã, levarmos minhas sobrinhas queridinhas gêmeas, então com 08 anos (uns anjinhos, nunca discutem – partem logo para a sessão tapas / arranhões / choro), para conhecer o pacote turístico tradicional, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Praça da Sé, Pelourinho, Igrejas e Museu de Arte Moderna (Solar do Unhão).
Vamos lá, por partes:
1a. etapa - Estacionei ao lado do Mercado Modelo, em estacionamento pago. Estacionar na “rua” hoje, nem pensar. Entramos, compramos lembrancinhas para a vovó (recomendadas e pagas pelas pequenas), e resolvemos visitar o andar subterrâneo, um canal que servia de antiga passagem de pequenas embarcações e escravos, descoberto na reconstrução do Mercado após um grande incêndio. Resultado? Um cheiro horrível, iluminação que transmitia certa insegurança, nenhum transeunte. Fomos logo embora.
2a. etapa – Travessia entre o Mercado e o Elevador. Fui “atacada” pelas ciganas. Loira, bata branca com um colar colorido, cara total de turista... Lá vieram umas 04 tentando ler minha mão, meus pés, minha carteira. Juro que tenho o maior respeito por todas as crenças, culturas, e especialmente por pessoas da melhor idade. Mas fui obrigada a uma reação meio grosseira, depois de tentar por algumas vezes, delicadamente, dizer “não, obrigada”. Devem ter me amaldiçoado!!!
3a. etapa – Na subida do Elevador (apenas R$ 0,05, na época), um menino colocou uma rosa feita de folha de coqueiro. Não perguntou, não entregou, enfiou em minhas mãos e pronto. Na saída, me cobrou o R$. Dei, claro.
4a. etapa – Tomamos um sorvete na Cubana, doceria há décadas instalada no local. Um homem pediu R$, outro queria que usássemos as fitinhas do Bonfim que ele queria nos dar. Demos 10 passos para aproveitar a FANTÁSTICA e INEBRIANTE vista para a Baía de Todos os Santos (acaba de me lembrar a Ana Maria que é a maior do Brasil), lá vem novamente o homem das fitinhas... “Não é para pagar não, moça”. Eu e minha irmã nos olhamos, e tomamos a decisão. Resultado: Descemos o velho Lacerda (que bem que poderia ser panorâmico), atravessamos o mar de ciganas, entramos no carro, não achei o bilhete do estacionamento, expliquei ao responsável, me deixaram sair sem grandes explicações (eu tinha cara de turista, não de ladrão, que deve ter uma cara especial...), e tomamos o rumo do Solar do Unhão.
5a. etapa – O Solar do Unhão é um casarão colonial construído às margens da Baía, em plena Avenida Contorno, uma vista novamente maravilhosa. Nele encontramos o Museu de Arte Moderna (MAM), restaurante, cinema alternativo, além de shows e exposições. O píer do restaurante é perfeito ao por do sol, inclusive foi palco do casamento de minha amiga e sócia. Pois bem, voltando ao MAM: sábado, 11h da manhã, FECHADO. Resultado? Fomos embora, não sem antes ser destratada por um motorista que ao descer, avisamos que estava fechado, e xingada por outro, que ao dar ré, ia batendo em meu carro e precisou de uma “sutil” buzinada...
6a. etapa – Shopping, Mc Donalds, cinema. Tudo funcionando maravilhosamente bem, limpo e com ar condicionado. Uma grande decepção para a família. E uma reflexão: como se sentem os turistas, aqui?
É uma grande pena, lugares lindos, muitas pessoas agradabilíssimas, uma gentileza sem limites. Mas há os que estragam, há a falta de preparo dos profissionais, formais ou liberais, há o descaso de nosso gestor público (me recuso a falar sobre este)... Quem perde? Locais e visitantes.
Agora vou “pegar” a estrada, meu marido me ligou 10 min atrás: “Vamos para a Chapada?” Chapada Diamantina, Lençóis, Capão, Palmeiras... ÓTIMAS fotos. Me aguardem.
bjs

2 comentários:

  1. Nina, eu estive em salvador em 2001 e realmente tive a mesma impressão. Nem praia eu conseguia ficar em paz, tinha sempre alguém atormentando, vendendo, pedindo, insistindo...realmente a infraestrutura de turismo é precária. Achei que tinha melhorado, mas pelo jeito continua igual.
    Uma pena porque realmente tem lugares lindos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Queria muito conhecer mais o nosso Brasil. Eh muito lindo mesmo, pena que tem problemas, mas isso se tem em qualquer lugar, nao existe perfeicao mesmo. O que mais me incomoda eh a violencia. Bom passeio para vc. bjos

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...