quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vitória no Chile



O mundo reunido por uma bela causa. Pela esperança.
Nada de aguardar para saber quantos morreram ou serão presos. Nada de chamadas sensacionalistas despejando sangue.
Nenhum político se autopromovendo, nenhum país acusando outro, nada de ações terroristas, ampla liberdade de imprensa.
Sem drogas ou violência.
Tantos credos e uma única reza.
69 dias a espera.
33 famílias com a vida transformada.
678 metros vencidos, um a um, minuto a minuto.
0h32min do dia 14 de outubro de 2010. Surge das profundezas da mina de cobre o último socorrista que ajudou na retirada dos mineiros.
Enfim, soterrados, familiares e todos no mundo respiram aliviados. O mundo emocionado.
Este acidente e resgate devem (esperam todos) se transformar em um marco para as indústrias de mineração. Prevenção e minimização de riscos.
Faz a gente pensar e imaginar as condições de trabalho enfrentadas por tantos, mesmo que às vezes consideradas legais. Como disse a Clarissa em seu último post, reclamamos de que, mesmo? Dos engarrafamentos até o trabalho? Das 08 horas diárias? Dos colegas e chefe?
Parabéns a todos os envolvidos.
E aguardemos livro e filme, claro.

Um comentário:

  1. Adooooro o seu olhar sobre tantas coisas...
    Ontem, lá pelo fim da tarde, lá pela saída do 19º minerador do "abrigo", eu que acompanhava tudo pelo "G1", ouvia a repórter que, daqui do Brasil, comentava as imagens ao vivo.
    Não sei por quais motivos - porque não os encontro - a "moça", entre uma e outra entrevista com profissionais, de alguma forma ligados ao tema, entrou a falar da vida pessoal dos mineradores, em detalhes íntmimos, de interesse absolutamente pessoal de cada um, expondo de forma totalmente irresponsável os próprios e seus familiares...
    E mais, lançando mãos de "confissões" e relatos feitos pelos próprios parentes, certamente em condições psicológicas absolutamente anormais - normais, no entanto, para quem vivenciava um momento como aquele.
    Tive o ímpeto de me indignar e escrever algo para a redação do jornal, mas, felizmente, tenho me dado a chance de pensar duas vezes há algum tempo em minha vida...
    Nada me impediu, porém, de refletir sobre a pequenez de Espírito de alguém que, por si próprio ou por "dever do seu ofício", pensa que isso é notícia. Pensa que isso vai atrair mais a atenção de alguém que tenha, diante dos olhos, A NOTÌCIA - imensa, grandiosa, eloquente...
    Matéria prima que não se pode desperdiçar, por mais "toscos" que ainda sejamos ou estejamos...
    E me surpreendo ao concluir que, por mais eloquente, e por maior que seja,e que por mais que esteja debaixo de todos os narizes, a verdadeira NOTÌCIA, só pode ser enxergada por aqueles que têm "os olhos de ver e os ouvidos de ouvir".
    Como você teve, e tem.
    Teria sido muito agradável passar a tarde toda, com o coração palpitante de alegria a cada ser humano que saía da "escuridão", embalada pelos seus comentários...
    "Quem mandou" você fazer veterinária, hein?

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...