segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto - Guia da Ócio

O Guia do Ócio 2011 já foi lançado.
Dentre os inúmeros e inúmeros textos, alguns inclusive de famosos, há singelos parágrafos escritos por esta que lhes "fala".
Queria esperar a saída no site, para apenas colocar aqui o link, mas... não serei assim tão chique.
Segue o texto abaixo, copiado e colado, mesmo.
bjs

___



Gastronomia, a arte de combinar sabores, aromas, cores e texturas, surpreendendo e fascinando, conferindo prazer e satisfação aos que provam de seus preparos. Popularizada como "a arte da mesa", talvez esta referência não faça jus a toda complexidade e riqueza que a cercam.
O que se observa sobre a mesa é apenas o grand finale de uma obra que se inicia dias antes, com a seleção dos ingredientes. Seleção esta que somente encanta, quando se combinam pitadas de história, cultura, ousadia e criatividade. Itens que sobram aos soteropolitanos.
Descrever a gastronomia soteropolitana, leia-se aqui também baiana, é fazer uma viagem pelos sentidos. O aroma envolvente dos bolos de coco e fubá saindo do forno, as cores e sabores divinos das apimentadas moquecas, o frigir dos bolinhos de acarajé no azeite de dendê de tabuleiros das baianas... Delícias espalhadas pela cidade, servidas e degustadas em pé, nas mesinhas dispostas na calçada, ou mesmo em restaurantes requintados. Delícias que representam e valorizam a cultura de nossa terra, cantadas e contadas em verso, prosa e... sites da internet.
Mas com as tantas pitadas de ousadia e criatividade desta cidade, Salvador não podia ficar por aí. De mansinho, sem alardes, foi surgindo uma outra delícia inventada nestas terras, e que aos poucos se espalha e ganha popularidade também pelos quatro cantos.
Com nome e ingredientes que pouco condizem com a fama da culinária baiana, eis que surge a queridinha do momento, primeira entre tantas outras opções de sobremesa, a Torta Búlgara. Um bolo, ou pudim, ou torta mesmo, maciço, de chocolate, muito chocolate, doce na medida certa, com uma borda meio crocante, meio “puxa”, gelada, que aquece a alma dos chocólatras de plantão.
Comercializada nos melhores restaurantes, em casas de doces, e também em algumas barracas do Ceasa, sua origem é desconhecida, mas já passeia por aqui há mais de 10 anos. Mesmo que com receita trancafiada a muitas chaves e mandingas, por sorte nada hoje resiste à globalização dos sites e blogs culinários.
Uma cliente conversa com o garçom amigo, que convence o cozinheiro, e pronto. Cai na rede. Desta forma, uma breve procura por sites de pesquisa já nos mostram umas poucas formas de trazer para o conforto e elogios do lar esta iguaria, uma alquimia de poucos ingredientes.
Mesmo para quem não vá correr para o computador, e de lá para a cozinha, é recomendadíssima. Após o passeio pelos sabores mais tradicionais de Salvador, não dispense um cafezinho com uma fatia desta maravilha, a Torta Búlgara Soteropolitana. Precisa mais?

Um comentário:

  1. Oi visitei seu blog e me encantei com sua força de vontade, e é isso que estou precisando mesmo, de exemplo para seguir.
    Eu tinha um blog e já te seguia, desanimei e exclui meu blog...resultado? engordei tudo de novo, agora resolvi retomar minha luta e sei que um blog ajuda e muito...então se um dia vc tiver um tempinho, vá me visitar.
    Estarei sempre por aqui te aplaudindo de pé...c cuida...bjokas

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...