terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Comprometida

É esta a minha atual leitura, "Comprometida", a continuação de "Comer, Rezar e Amar".
Assim que dei um breve passeio por suas páginas, descobri que precisava ler este livro.
Nele, minha amiga Liz faz um levantamento histórico, psicológico, emocional e antropológico da instituição casamento, da qual nutria tanto medo após o último fracasso por essas terras.
Mas quis o destino que ela fosse praticamente obrigada a se casar, quando a imigração dos Estados Unidos proibiu seu então namorado/amante/companheiro de ingressar novamente naquele país.
Óbvio que minha mente fértil prontamente traçou o paralelo. Ela é capaz de fazer isso com qualquer personagem de livro, até a Bella Swan ou o Harry Potter - quer dizer, melhor com a Hermione...
Voltando ao "Comprometida" e à semelhança com a minha história:
Após quase 08 anos de relacionamento, resolvi (resolvemos, acredito eu) formalizar esta união.
Nenhum departamento de imigração está me obrigando a isso, apesar de ser estrangeira apenas com visto de permanência. Se bem que formalmente casado comigo, ele terá maior facilidade de acesso à Europa, e eu a permanecer aqui, pois sabe-se lá os rodopios do mundo "supostamente" globalizado e desenvolvido.
Além de ter sido criada para casar, como qualquer católica e portuguesa, na verdade eu estava cansada de informar "solteira" no campo "estado civil".
E se mostrou muito mais rápido um casamento religioso do que civil, pois a fila do fórum se alonga por meses...
Mas mesmo já convivendo diariamente por oito anos com uma pessoa, acreditem, a formalização de uma união ainda traz anseios, receios, e tantas outras sensações e reflexões.
Voltando novamente ao livro:
De uma forma bem leve e até divertida, como no primeiro livro, Liz nos mostra o significado do casamento ao longo da história, as dificuldades que os casais enfrentam por depositarem nele as expectativas de felicidade de toda uma vida, as lendas a ele relacionadas...
Ainda não cheguei ao final, mas já estou recomendando. Além do entretenimento e diversão, permite uma visão mais amadurecida de um relacionamento.
E voltando ao casamento: o meu ocorrerá no final de março, será super simples, pela manhã, sem plumas, flashs ou paetês. Apenas família e amigos mais queridos.
Mas depois "falamos" a respeito.
Tenham todos um belo dia.

Um comentário:

  1. Nina, quero saber de tudo... adoro festinhas e casamento então, rsrsrs

    Bjus 1000

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...