domingo, 22 de maio de 2011

Magra? Não, Gorda Emagrecida

Texto retirado do blog "Escrever para Emagrecer", excelente.
Conheço exatamente o sentido destas palavras...
bjs



 REEDUCAÇÃO ALIMENTAR e HÁBITOS SAUDÁVEIS. By Tiane Brites
Após tentativas, dietas, tratamentos você conseguiu: ao atingir o peso desejado você agora é magra!
Infelizmente não é bem assim. A pessoa que foi gorda ou obesa irá manter de maneira latente, a tal “tendência de engordar”. Por isso é um “gordo emagrecido”.
Está magro, mas NÃO É MAGRO. E só estará magro enquanto se mantiver em tratamento. Jamais poderá comer como antes ou voltará a engordar. É duro? É duro! Mas é a realidade. E não para aí. A grande maioria das pessoas que emagrecem volta a engordar em um ano. Não é terrorismo. É preferível que você saiba o que lhe espera se quiser continuar magra. Obesidade não tem cura, tem tratamento. Potencialmente, você pode recuperar o peso se descuidar. É doença crônica! Por isso, mais que dieta e medicamento, é MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA!
Emagrecer é menos difícil que manter o novo peso. Quando você se lança num processo de emagrecimento e começa a perder quilos e mais quilos recebe uma recompensa social. As pessoas notam, elogiam. Você, feliz com a “notoriedade” se lança a perder mais e mais quilos. Aí, chegando onde deseja, esse retorno social para. Após algum tempo as pessoas sequer farão menção ao fato. Comportar-se-ão como se fosse a coisa mais natural do mundo!
Nutricionalmente, ao longo do emagrecimento, havia rigor na dieta. Na manutenção ocorre a flexibilização das quantidades e da qualidade do alimento, que não pode ser confundida com “liberdade total”. Algumas pessoas confundem emagrecimento com mera perda de peso. O novo estilo alimentar deverá ser respeitado. Dietas “loucas” ou “regimes” são as melhores maneiras de voltar a engordar, se é que conseguirá emagrecer. O “caminho mais curto” aqui não é o melhor.
Por outro lado, a permanência no novo peso por grande período de tempo promove adaptações no organismo que o tornarão mais resistente a acumular gordura novamente, mas nunca na mesma proporção da pessoa que não é gorda.
E o aspecto mais importante: psicologicamente você deverá estar equilibrada! Se anteriormente comia por ansiedade, fez um “sacrifício” para perder peso e não tratou dessa ansiedade, tenha certeza: você voltará a engordar. Se o excesso de comida exercia uma função em sua vida, preservá-la da intimidade, protegê-la do convívio social, anestesiar sua sexualidade, entre outras, procure conhecer-se melhor ou nada feito! Os quilos estarão de volta!
Quanto tempo dura o tratamento? O RESTO DA VIDA!

6 comentários:

  1. Gostei do texto!

    Vou te seguir!

    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Texto MARAVILHOSO! Acabei de colocar lá no blog, espero q não tenha problema :)

    Beijocas,Lu.

    ResponderExcluir
  3. achei teu blog através da Lu francesa, adorei, vou te linkar.

    Agora sobre este post, sem palavras, a autora foi genial...

    ResponderExcluir
  4. É, Lu. Quando li este texto senti como se eu mesma o tivesse escrito, tamanha a semelhança com minhas descobertas, convicções e sentimentos.
    Já pesei 55kg, 13 anos depois quase dobrei este número, hoje estou novamente na batalha...
    E com a certeza de que, não por apenas um deslize, mas por semanas de descuido, tudo pode se perder.
    Basta nos permitirmos engordar uns 5 kg (e sabemos o quão fácil isto é), e somos capazes de odiar a balança, fazer dela uma grande inimiga, e buscar consolo em chocolates, tortas e pães.
    E aqui está a importância da persistência. E do apoio que as "pessoas" do outro lado da tela representam, mesmo a tão grande distância.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto. Também estou na luta para emagrecer.
    Um Beijo. Ally.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina,
    Lendo esse texto só reforça a minha tese que obesidade é uma luta diária.
    Em 2006 emagreci 30kg com reeducação e de 2009 para cá engordei 20kg do que eu havia perdido.
    Não liguei quando a balança lentamente apresentava uns quilinhos a mais mensalmente.
    Não podemos desistir e precisamos mudar o nosso estilo de vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...