quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Casa e terreiro de candomblé combinam?

Uma das heranças que considero mais bonitas da colonização do Brasil é a expressão multi cultural que observamos na Bahia, expressão esta que fica gritante quando falamos de crenças.
Aqui rezamos para Deus, para todos os Santos, Oxalá, Irmã Dulce dos Pobres, Buda, Caboclo e quem mais se apresentar como entidade espiritual ou iluminada. Acho que tem até gente que reza para o finado ACM...
Festas próprias de cada religião se confundem e misturam, cada entidade do candomblé tem seu par no catolicismo. Isso é mágico, foi a forma que os antigos escravos encontraram de dar continuidade a suas crenças.

Até aí, tudo bem.

Quando meus pais vieram morar em Lauro de Freitas, onde hoje estou também construindo minha casa, descobrimos que moraríamos a 50 metros do terreiro mais antigo e famoso da cidade, onde muitos influentes costumam frequentar.

Até aí, tudo bem.

Pensamos: estaremos espiritualmente protegidos. E até fisicamente, pois quem irá assaltar vizinhos do terreiro de candomblé?
Mas eis que há seis anos convivemos com fogos de artifícios, tambores e cantoria, especialmente nos meses de julho e agosto, a partir das 5:30 da manhã!
Claro que não são todos os dias, mas acontece com uma frequência que de fato incomoda. Ser acordada com uma salva de fogos de artifício às 5:30 da manhã em uma segunda ou um domingo, mesmo que uma vez ao ano, incomodaria qualquer cidadão...

É, assim não fica nada bem!

Pois então, hoje se esmeraram: as 4:30 da madrugada um som de trompete se mistura ao meu sonho, até que consegue me acordar. Levei alguns minutos até reconhecer o som, e outros tantos xingando mentalmente o louco insone que soprava aquilo.
Até que começaram os fogos, que são um parágrafo a parte: começam lentos, um rojão a cada 30 segundos, durante uns 10 ou 15 minutos. Depois, a apoteose - um sem fim de rojões estourados todos ao mesmo tempo. Normalmente, só então vêm os tambores e a cantoria.
No resto do dia, às vezes tambores, às vezes fogos...
E eu acordada desde então, tendo que escrever dois projetos...
As fotos a seguir foram tiradas do segundo andar de minha casa ainda em construção, às 5:30 da quase madrugada, quando não consegui mais rolar na cama e resolvi levantar.




5 comentários:

  1. Ninguém merece !!!
    Mas por aqui também não é diferente. Não acordo com fogos e cantoria, mas com vizinhas doidas que resolvem lavar o quintal as 4:00 da manhã, ou com algum casal brigando logo cedo. Fora o barulho da avenida.Aff!!! 5:00 começam a passar os ônibus e quanto mais silêncio maior o barulho, não é mesmo?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Falando em "expressão" multicultural, penso que uma "expressão" que cai bem, a qualquer língua, cultura, religião, e até "opção futebolística" é aquela máxima que ouvimos dos nossos tatatatataravós:
    "A nossa liberdade termina quando começa a do outro".
    Esse sim, o princípio da harmonia, que passa longe, longe, de qualquer credo, crença, cultura, opção sexual, e o que quer mais que se invente...
    A nós, que já fizemos a opção por nos exprimir dessa forma, resta, enquanto a Harmonia não vem, a tolerância.
    E muita reza para Quem a gente realmente achar que pode confiar os nossos pensamentos mais puros.
    Tomando emprestado o jargão das nossas conversas da RA:
    Força, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Prá mim não dava não, rsrsr. O pior é que não dá nem prá reclamar, porque vai que as entidades se incomodem ainda mais que vc?? Eu hein!
    Paciência (ou casa em outro lugar) amiga!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Afffffffff Nina, ninguém merece mesmo !!
    Aqui tem um doido que trabalha com decoração. Faz umas paredes de tapumes revestidas com folhagens...
    Pois tem um compressor que faz um barulho duzinferno, que ele liga e vai até meia noite, e depois logo 5 horas da manhã # sofremos !!
    Sei bem o que é !!!

    Mas se serve de consolo, o que foi aquele kit do Céu que tu ganhou lá no Panela hein ??

    Parabéns gata !!
    E pelo que vi, seu Gigi é teimosinho como todo pedreiro que se preste, rsrsrs òvida !!!

    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  5. Ahhahahahahaha!!!!!
    Essa da Pepa foi ótima!
    Tá vendo?
    Tem de tudo nesse mundinho nosso!

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...