sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Reflexões pessoais

Este é um e-mail que troquei com algumas queridas amigas reais deste mundo virtual, e que senti vontade de colocar aqui no blog, sabe lá porque...


"Sabem, confesso que esta é a primeira vez em que não assisti um único episódio do BBB. Nos outros, acabava deixando a televisão ligada e assistia uma coisa ou outra.
Desta vez, começa o programa, desligo a televisão (pois os outros canais que consigo sintonizar também não têm nada de bom a oferecer), venho para a net ou leio o "1822".
E falando neste livro, junto com o seu par "1808", alterno momentos de risada sobre as aberrações que os membros da família real portuguesa e seu vergonhoso séquito faziam por terras tupiniquins àquela época, com momentos de compreensão e tristeza em ver quão longe começaram os problemas brasileiros.
A pilantragem, a politicagem, o "se dar bem", o "meu pirão primeiro", o "jeitinho brasileiro", tudo isto tem origem em nossa origem (!). E como nos livraremos disso, se assim o é?
Lideranças, formais ou não, que usam o povo como verdadeira "massa de manobra", sejam os policiais militares que se defendem atacando o cidadão comum, sejam os políticos que atacam os policiais militares, são todos feitos com a mesma liga.
Não estou aqui me dizendo desacreditada da humanidade, tem e sempre terá muita gente boa, justa e honesta. Este país é formado por pessoas maravilhosas, sempre vemos exemplos disto. Mas estas não se seduzem pelo poder, e assim sendo, não seguem os rumos da política. Pois neste país, só quem o segue (via de regra) são os que gostam de poder e dinheiro.
Assim como o têm feito, infelizmente, alguns profissionais de saúde, fazendo surgir a figura do médico que só atende por dinheiro, de forma rápida e impessoal para poder atender mais e assim ganhar mais, e chega sempre atrasado, desrespeitando o paciente.
Acho que estes sentimentos e frustrações, nutridos nos últimos anos em convívio com tantos interesses pessoais disfarçados, com violência e com falta de educação, sempre tão comuns, é o responsável por ter feito nascer uma irresistível vontade de morar em outro lugar. Em Portugal, para ser mais exata, pois é para onde teria fácil acesso.
Lá, a arrogância impera entre muitos, é bem verdade. Alguns ainda se acham nos tempos em que eram donos de meio mundo. Mas lá, não precisaria conviver com música alta em pleno transporte público, com homens fazendo suas necessidades fisiológicas nos lugares mais impróprios, com balas perdidas - e achadas, por meninos que morrem aos 12 anos em pleno ônibus, como aconteceu em minha cidade ontem pela manhã.
Lá, nem o BBB existe mais, pois só neste país houve continuidade.
Mas não é este o momento de continuar com estes planos - crise por crise, fico cá eu com a minha, pois apesar de disfarçada ou adiada, já a conheço bem...
Quem sabe as mudanças há séculos anunciadas e esperadas para 2012 não resultarão em novos rumos para a nossa humanidade mais próxima, o nosso ciclo de vizinhos, de companheiros de transporte público, de políticos que nos representam?
De verdade, não há como apenas chorar ou desistir. Há que aprender, Clarissa, como você bem o disse. E especialmente, mostrar este aprendizado.
Mas que um dia saio daqui, a isso saio... rsrsrs
Boa sorte ao Rio de Janeiro, que não hajam por lá os atos de vandalismo que vimos por aqui pela Bahia. Que os seus políticos dêem à greve a importância que esta tem, desde o seu início. E que estes mesmos políticos não tenham tantos "rabos presos" em seu passado que os segurem por agora.

4 comentários:

  1. Que tem horas que dá um desanimo, isso é verdade !!
    Vontade de fugir, mas fugir para onde né ?
    Parabéns pelos 7 quilos eliminados !!! Eu fui de 5 !!
    Tá bom, mas pode melhorar, srrsrs

    bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina!
    Li 1808 e tenho exatamente a mesma visão que você comenta.Não tinha como ser diferente esse país, afinal o ser humano aprende com o exemplo e esse foi o exemplo que recebemos.
    É muito triste e desgastante morar em um país onde o certo é errado e o errado é certo.
    Onde ser dar bem é ser safado, roubar, passar a perna, até na mãe se for preciso.
    O pior é que isso não está restrito aos políticos.
    Há excessões, mas são cada vez mais raras.
    Gostaria que o meu país mudasse, principalmente pelos meus filhos, mas acho que eles não chegarão a ver essa mudança,se ocorrer(o que acho muito difícil).
    Então é procurar um lugar onde haja respeito e ética e fazer as malas minha amiga!
    Grande beijo e abençoado final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga querida, fico calada após ler o teu texto, maravilhoso, sentido e verdadeiro, fico com vergonha muitas vezes por tudo isso, adoro meu país, mas temos tanto a aprender, somos jovens perto dos países da Europa, por exemplo, e essa imaturidade carrega tantos absurdos, por quanto tempo isso, meu Deus, o quanto precisaremos perder para entrar no prumo? A inconsequência juvenil, cansa e é perigosa. bjos, querida, lindo final de semana para você.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em tudo, Nina...

    É um sentir só...

    E um só sentir...

    Beijos.

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...