segunda-feira, 26 de março de 2012

Bodas de Papel - um ano de casamento


O namoro teve início em abril de 2003. Neste mesmo mês, sem saber como, já nos deparamos morando juntos. Simples assim, sem planejamento, sem pesar prós ou contras, sem dúvidas nem certezas.
Amor à primeira vista?
Almas gêmeas?
Ou uma simples irresponsabilidade?
E será mesmo necessário definir ou nomear?
O que conta é que assim o foi.
De lá para cá, experiências e lembranças. Umas muito felizes, outras nem tanto. Algumas poucas tristes, muito tristes.
É o caminhar.
Em 26 de março de 2011, após quase 08 anos de experimentações, oficializamos nossa união. E hoje comemoramos as bodas de papel, um ano de casamento. Comemoramos à distância, é bem verdade, pois ele trabalha 100 km ao norte de nossa cidade, ficando lá de segunda a sexta. Não é o que gostaria, mas lembranças são lembranças, sejam elas agradáveis ou não.
Esta será mais uma, o primeiro aniversário de casamento, comemorado à distância.
Parabéns para nós. E muitos anos de união pela frente.
Como símbolo, te ofereço um "tsuru", pássaro (grou) feito com a milenar técnica do origami, e que tradicionalmente representa vida longa e felicidade.
Vida longa e felicidade à nós e à nossa união!


---
fonte: Origami


O significado tradicional do grou sempre foi o de vida longa e portanto, felicidade. Dobram-se grous para enviar a pessoas doentes expressando o desejo do seu restabelecimento. O grou de papel dobrado é uma das criações mais importantes do origami no Japão e qualquer japonês aprende a dobrá-lo ainda criança. A partir do ano de 1945, contudo, o seu simbolismo alterou-se sutilmente.
Todos os dobradores conhecem a história de Sadako, a menina que estava em Hiroshima quando a primeira bomba atómica foi lançada sobre a população humana. Sadako sobreviveu à explosão mas depois, quando atingiu os 12 anos, adoeceu devido aos efeitos da radiação. Há uma crença tradicional japonesa de que se uma pessoa doente dobrar um milhar de grous de papel, então fica melhor. Por isso, Sadako começou a dobrar grous de papel. Com o tempo, contudo, a sua saúde não melhorava e ela foi percebendo que não ia recuperar. Então, em vez de dobrar para ela mesma, começou a dobrar para as outras crianças que também estavam atacadas pelo mesmo mal. Cada grou que ela dobrou era como uma prece.
Afirmam que ao dobrar cada um dos grous, ela dizia-lhe: " Vou escrever Paz nas tuas asas e vais voar à volta do mundo". E assim a sua prece era não só pela cura e pela felicidade, mas também pela Paz.
Sadako não viveu para dobrar todos os seus mil grous e os seus companheiros de escola completaram a tarefa. Uma das versões da história diz que os enterraram com ela. Mas a oração de Sadako pela vida teve a sua resposta porque a história de Sadako e dos seus colegas de escola chegou ao conhecimento de todo o Japão e foi criado um fundo para construir um instituto para o tratamento das vítimas das radiações. E o grou de papel transformou-se num símbolo de paz e reconciliação. No Japão e no ocidente muitas crianças e adultos decidem dobrar mil grous de papel como prece para a recuperação de alguém que está doente ou para enviar para o Parque da Paz em Hiroshima em memória do horror que ali aconteceu e como uma oração pela Paz. Mas ainda hoje muitos há que dobram mil grous à maneira antiga, como símbolo de uma longa vida e de felicidade.


3 comentários:

  1. Oi Nina, é a Vi, desejo que Deus abençoe muito seu casamento e que nas outras comemorações, vocês possam estar pertinho um do outro.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Nina!
    Que Deus abençoe muito essa união!
    Grande beijo e uma abençoada semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina! Estava eu pesquisando sobre origani pois gostaria de fazer um post lá no meu blog sobre origani na decoracao de casamento ,quando encontrei seu blog, gostei muito dele e vou começa a te seguir . Nao sei se essa foto desse galho e sua ou do google pois gostaria de usa-la pra ilustrar meu post .
    Se quiser me conhece e apreciar o tal post sobre origani seja bem vinda lá no meu espaço.
    Um abraço .
    Caso a foto seja sua e vc quiser que eu retire e só avisa ta.

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...