terça-feira, 27 de julho de 2010

Grão de bico, grão da felicidade

Amo, amo, amo!!!
Salada de grão de bico, cenoura e batata cozida em cubinhos, atum em conserva (light, faz diferença - No VP 01 lata tem 02 pontos, contra 05 do comum em óleo) e molho de cebola picadinha com vinagre e azeite... Ah, e fatias de ovos cozidos para decorar.
Outra que gosto bastante - Sopa de grão de bico com batata, batidos, e pedaços de frango e cebola picadinhos.
Na verdade, gosto tanto que até o grão cozido apenas com sal já me agrada. É a velha "boca nervosa".


UOL Ciência e Saúde
Se você está em dieta, talvez seja a hora de colocar o grão de bico no seu cardápio. Além de 20% de sua composição total ser de proteína, ter elevado teor de fibras e ser desintoxicante, recentes pesquisas indicam que o grão de bico possui o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, composto responsável pela sensação de bem-estar
Apesar de muito nutritivo, dificilmente encontramos receitas ou festividades relacionadas com o preparo e/ou consumo do grão-de-bico. Esse alimento não ocupa lugar de destaque no ranking das leguminosas mais populares entre os brasileiros e a explicação mais aceita para isso refere-se ao custo: o grão-de-bico pode chegar a custar até cinco vezes mais que o feijão!
Apesar de pouco consumida no Brasil, essa leguminosa é amplamente utilizada como ingrediente de pratos indianos e em diversas localidades do Oriente Médio, na forma de hummus, falafels e curries. Ele apresenta, em média, 20% de sua composição total de pura proteína. É uma dica valiosa para quem está querendo substituir a carne vermelha em seus menus: o grão-de-bico é uma rica fonte de proteínas que, quando combinado com um cereal integral (macarrão de trigo integral, arroz integral, etc.), tem sua biodisponibilidade potencializada no organismo. 

Assim, esse alimento pode fornecer um teor de proteínas comparável ao de alimentos à base de carne ou de leite, sem os elevados valores calóricos ou altas quantidades de gordura saturada encontrada nesses alimentos. 

Outro destaque de sua composição é o elevado teor de fibras, principalmente na casca, que auxilia no melhor funcionamento do intestino. Além disso, a ingestão do grão-de-bico também evita elevações rápidas dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Isso ocorre porque ele proporciona uma queima mais lenta da energia adquirida pelo organismo, diminuindo assim os danos causados pela resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes. 

O grão-de-bico também é considerado uma excelente fonte de manganês (mineral essencial que atua na síntese de diversas enzimas importantes, relacionadas à produção de energia e as defesas antioxidantes) e molibdênio. 

Apesar de todos esses benefícios, a característica que mais tem chamado atenção para essa leguminosa é seu alto teor de triptofano, que é um aminoácido essencial relacionado à produção da serotonina (substância que traz sensações agradáveis e bem-estar). A serotonina é o composto responsável pela sensação de bem-estar causada pelo chocolate. Alguns estudos afirmam que o grão-de-bico possui o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, com a vantagem de estar livre das gorduras e carboidratos presentes no mesmo, o que conferiu ao grão-de-bico o título de “grão da felicidade”. 

Mas devemos sempre lembrar que a plena felicidade não depende apenas do consumo de um alimento rico em certo componente. Ela é um conjunto de vários fatores relacionados entre si, envolvendo uma alimentação adequada, hábitos de vida saudáveis e o que é mais importante, sentir paz no coração e alegria na alma.
Dicas para preparar grão-de-bico - Para encurtar o seu tempo de cozimento e torná-los mais fáceis de digerir, os grãos-de-bico devem sofrer cozimento, que pode ser realizado de duas maneiras: A primeira consiste em colocar os grãos em uma panela e adicionar duas a três xícaras de água para cada xícara de grão-de-bico. Ferver por dois minutos, tirar a panela do fogo, tampar e deixar de repouso por duas horas. O outro método é simplesmente deixar os grãos de molho por oito horas, com a panela na geladeira para que eles não fermentem.

4 comentários:

  1. Temos mesmo muitas coisas em comum.
    Também "amo" grão de bico.
    Dia desses, alguém me disse que ele substitui nutricionalmente o feijão - o que me fez feliz, já que feijão não me faz bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aiii amo grão de Bico, que bom ler isso em plena terça feira de muito friuuuu...Seu blog ta lindo.
    E eu já estou seguindo.
    bjs Michele
    http://diariodedietadami.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que legal saber que a sua historia é parecida com a minha, também tenho 2 filhos, que legal que conseguiu se livrar de 20kg, espero conseguir também, igual a você eu também começava meus "regimes" toda segunda e na quarta comia picanha com meu marido, sempre foi muito difícil, sou mulher de nordestino magina!!! Mas agora estou muito segura da minha opção pois não é só estética que quero é minha saúde tmbm....
    bjs e muito obrigada pela sua visita lá no blog viu.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina, obrigada pela visita e pelo elogio aos meus cachecóis.
    Sabe que eu até gosto de grão de bico, mas até hoje só comi fora de casa. Tenho a impressão que demora demais prá cozinhar do que o feijão. Acho que vou experimentar fazer.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...