terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vale do Capão - qualidade de vida



Oi, queridos.
Perdão pela ausência, mas estamos trocando o telhado de casa, além de outras pequenas reformas. Acho que não preciso dar muitas explicações a respeito da confusão...
Mas vamos lá:
Já havia estado na Chapada Diamantina umas quatro vezes, mas não houve possibilidade de visitar o Capão. Como uma amiga construiu uma casa lá, e é simplesmente apaixonada pelo local, a propaganda me fez correr para lá.
Correr literalmente, pois só tínhamos um dia destinado a visitar o lado oeste da Chapada (Capão, Morro do Pai Inácio, Pratinha, Mucugezinho...)
Minha opinião?
O lugar é FANTÁSTICO!!!
Formações rochosas impressionantes, com 200 m de altura (além dos 1.000 de altitude), combinação de manchas de Mata Atlântica, Catinga e Cerrado, Cachoeiras vistas da estrada, rios, pontes, casas coloniais...
E as pessoas? Capítulo a parte.
Os nativos são lindos por natureza. Queria muito ter ousadia para pedir permissão e tirar algumas fotos. Esculpidos pelo trabalho na terra, ao sol. Não me refiro à beleza da mídia, mas à beleza real, que conta as histórias de cada um. Traços fortes, pele curtida, olhos apertados. Acho lindo.
Os "de fora", inúmeras pessoas que foram e ficaram, por encontrar no Capão um lugar de respeito à natureza (e aqui coloco o Ser humano como integrante desta natureza) e de valorização da espiritualidade, também possuem grande charme. De etnias e físicos diversos, algo os une: o gosto exótico por roupas coloridas e descasadas.
Lá, o lixo é reciclado, as hortaliças são orgânicas. As pessoas conversam e se ajudam. Tem uma associação de mel orgânico, tem um circo, tem bandinha (filarmônica!). Tem um muro inteiro só de garrafas PET (não exatamente no Vale, mas na cidade de Palmeiras)
Perfeito.
Não pudemos passear, foi chegar e sair, pelo curto tempo e o acesso difícil por estrada de terra, se bem que em boa conservação. Não vi os rios e cachoeiras, não experimentei o pastel de palmito de jaca (minha amiga quase me mata), as pizzas de apenas dois sabores (doce, salgada e pronto)... Não vi discos voadores, dizem existirem, mas acho que de dia não... Experimentei o mel orgânico, maravilhoso - Flor Nativa
Devemos passar o Ano Novo lá, então poderei passear e fotografar bastante.
Abaixo, algumas fotos.
Mais abaixo, partes de textos retirados da internet sobre o Capão.
bjs


























______



O povoado de Caeté Açu, mais conhecido como o Vale do Capão, encanta a todos por suas belezas naturais, rios limpos e cachoeiras cristalinas, serras deslumbrantes, jardins naturais de orquídeas...
Junte tudo isso a um vilarejo gostoso, ainda primitivo, povoado com pessoas bonitas, alegres, calorosas e receptivas, com suas comidas e petiscos famosos. E ainda adicione a isso um clima perfeito, uma lareira à noite ou se quiser um contato maior com o povo da vila, um tradicional forró, onde nativos e visitantes numa mistura de cultura se unem em um só ritmo e celebram a felicidade de estar em um lugar tão mágico como o Vale do Capão, o coração da Chapada Diamantina, a 1.000m de altitude.
Com temperatura média de 19º C, o Vale tem um micro clima que contempla o céu azul durante o dia e as noites frias. A natureza conta a história do Planeta, com suas antigas montanhas que guardam paisagens pré-históricas emocionantes, como o Morro do Pai Inácio, o Morro do Camelo e o Morrão - Monte Tabor, que registram rochas com idade superior a 1 bilhão de anos. Entre suas principais cachoeiras está a imponente Cachoeira da Fumaça, com seus 340 metros de altura, a mais alta queda livre do Brasil.
O fim do ciclo do diamante e a queda dos preços do café mergulharam o vale numa longa recessão. Os anos 70 e 80 foram sinônimos de emigração para São Paulo à procura de trabalho e melhores condições de vida. A chegada a partir do anos 80 de novos moradores oriundos da cidade a procura de uma vida natural (comida integral, fenômeno comunitário, cura natural, espiritualidade) foi um elemento decisivo na recuperação do crescimento local. Esses novos moradores trouxeram idéias e comportamentos novos. Aos poucos a integração cultural e a cooperação entre eles e a população nativa mudou o rumo do Capão. As novas perspectivas trouxeram de volta os familiares exilados em São Paulo gerando um crescimento da população e novos empreendimentos.
Hoje, o Capão possui uma cultura diversificada, com pessoas de diferentes partes do mundo reunidas em torno de um estilo de vida voltado ao desenvolvimento humano e ao respeito á natureza. Com oito associações, o Vale reúne arte, artesanato e atividades sustentáveis, como a agricultura orgânica, ervas medicinais, fitoterápicos e fitocosméticos, mel orgânico, teatro, coral, circo, dança, e o turismo comprometido com a conservação do patrimônio natural e cultural.
A nova fase de desenvolvimento do Capão e da região se deve a perfeita adequação do quadro natural e humano ao ecoturismo de hoje. A ausência de grandes empreendimentos turísticos e o surgimento de unidades hoteleiras de pequeno e médio porte preservam o ambiente rural. O Vale atrai pessoas que procuram qualidade de vida e equilíbrio pessoal, assegurando ao desenvolvimento local uma escala humana para um turismo de contato e respeito.
Outro atrativo é o aspecto holístico do povo. Com comunidades alternativas, tratamentos terapêuticos naturais desde massagens, leitura da íris, meditação, Ioga, cristais, produtos como sabão de argila, shampoo de ervas naturais e frutas orgânicas desidratadas. O Vale do Capão é o verdadeiro centro holístico da Bahia e o "turismo de cura" é uma área cada vez mais apreciada pelos visitantes.

















3 comentários:

  1. Nina, eu amo esse tipo de viagem, lugares.... deve ser demais! Sempre planejo de quando meu filho mais novo crescer mais um tico, vou viajar com todos assim, meio sem rumo, para conhecer lugares assim.
    Antes do mais novo nascer a gente fazia muitas coisas assim, enfim...
    Eu fiquei curiosa... pastel de palmito de jaca? virrrge hehehehe

    bjs e boa viagem!

    ResponderExcluir
  2. Dizem que é bom. Quando provar, falo.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por suas palavras lá no meu blog. Grande bj!

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...