sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia do Planeta


Quinhentos e dez milhões de km2 em constante evolução há 4,5 bilhões de anos. Ecossistemas os mais variados, de áridos desertos a florestas tropicais de imensa biodiversidade, com uma população de aproximadamente seis bilhões de pessoas. Um Planeta de equilíbrio especialmente delicado, um ambiente à espera de respeito.

O mundo globalizado e civilizado está a favor da proteção ambiental, mas usualmente do "meio ambiente" alheio. Quer-se o bem da Mata Atlântica, mas ao se tratar de reduzir o próprio lixo... Combata-se a poluição, mas não o uso do carro particular e individual.

O cuidado com o planeta exige consciência individual determinando mobilização coletiva. Pensamento global e ações locais. É preciso que façamos alguma coisa. Não pelos corais do Caribe ou pelos ursos polares. Aqui. Dentro da nossa cidade, na nossa vizinhança, na nossa casa.

E para promover a consciência da necessidade do equilíbrio ambiental através de simples medidas cotidianas, foi criado em 22 de abril de 1970 o Dia Mundial do Planeta Terra, data que marcou, por convocação do senador norte-americano Gaylord Nelson, o primeiro protesto nacional contra a poluição. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que se uniu oficialmente à causa já em 1990, apesar de não serem comuns alusões à data em território nacional.

Estima-se que atualmente 500 milhões de cidadãos em 85 países fazem algo especial pelo ambiente no Dia da Terra. Esta mobilização crescente pode ser um motor para o que o indivíduo está disposto a fazer - ou deixar de fazer – em prol do Planeta. Estimula reflexão e ação.

Um comentário:

  1. Nina,
    Concordo e assino embaixo do que c escreveu. Eu vejo isso aocntecer na minha própria casa, com desperdício de água (marido) e luz (filha). Eu sou a Ecochata.
    Uffff... concordo e concordo 100000 vezes contigo!
    Beijão! Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...