terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Chia e óleo de coco - os queridinhos da vez


Há alguns anos, eram o gergelim, a aveia, a alcachofra.
Depois veio a linhaça, marronzinha mesmo. Aí cansaram da cor, e apareceu a linhaça dourada, mais cara, mas aparentemente com os mesmos benefícios.
Chá de berinjela, suco de abacaxi...
Agora, óleo de coco e chia (que acabo de descobrir através da Ana Maria Braga que é a semente da salvia).
Segundo as pesquisas realizadas, a chia contribui para aumentar a sensação de saciedade por absorver água e formar um gel no estômago. Além de possuir muitos bons nutrientes. Já o óleo de coco funciona como alimento termogênico e aumenta o nosso gasto calórico e a consequente queima de gorduras. E é anti-oxidante.
É claro que já faço uso dos dois, a cerca de dois meses. E é claro que acredito no que dizem os pesquisadores, pois ainda não perdi a crença na ciência.
Mas também tenho minha opinião formada. Não existe alimento, reza ou mandinga para fazer alguém emagrecer sem certos sacrifícios.
De nada adianta tomar duas colheres de óleo de coco e duas de chia a cada dia, e se descontrolar aos finais de semana com cerveja (desta estou livre, não bebo), churrasco, doces, e outros pecados gastronômicos.
Consumo não apenas o óleo de coco e a chia, mas também quinoa, amaranto, aveia, gergelim, linhaça, gérmen e fibra de trigo. Todos estes cereais estão misturados em um frasco e os consumo no café da manhã com frutas. Não por emagrecimento, não por estética, mas por saúde.
A receita que acredito para emagrecer?
Controlar as porções, minimizar doces e gorduras e se exercitar.
Parcimônia e bom senso.
Fora isso, apenas uma lipo ou gastro, mas não tenho a menor disposição para estas.
Beijos.


_____

As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos gordos ómega 3. Ainda mais rica do que a Quinoa, por exemplo. Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba. Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias. A chia representava a ração de sobrevivência dos guerreiros aztecas. 2 colheres de sopa destas sementes conseguiam suster um guerreiro que marchava durante 24 horas. Os aztecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram, também, usadas como moeda.
Sugestão de utilização: pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais (eu utilizo nos corn-flakes logo de manhã, por exemplo), iogurtes, saladas, etc. Pode ainda moê-las e aidioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso. Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são óptimas como substituto de ovo.
Em conclusão:
• A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza
• Mais seis vezes cálcio do que o leite inteiro
• Mais três vezes ferro do que os espinafres
• Mais quinze vezes magnésio do que os bróculos
Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica está a ser redescoberta pelos nutricionistas e está a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.
A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.

Um comentário:

  1. Ola, como a maioria as pessoa tenho uma ida corrida, tabalho o dia todo e faço faculdade... para manter o ritmo e o corpinho, rs... costumo levar uma mistura de sementes em um vidro, e quando surge a fominha fora de hora, misturo 2 colheres a um iorgute...é saboroso, rapido e nutritivo...espero que gostem da dica!

    ResponderExcluir

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...