sábado, 17 de dezembro de 2011

Lembranças


A morte de Cesárea Évora, cantora Africana conhecida como "A Diva dos Pés Descalços", me trouxe à memória algumas das lembranças de que não tenho.
Lembranças que apenas existem em minha imaginação. E que assim talvez não fosse, se meus pais não se vissem obrigados a fugir de seu país anos atrás, por causa de uma guerra civil.
Assim, resgatei um post que escrevi nos primeiros meses deste blog, quando quase ninguém ainda o lia.
___
Ontem assisti o Mais Você.
Ana Maria Braga recebeu a visita de Dulce Braga, escritora Angolana que retratou em um livro, Sabor de Maboque, a fuga de sua família de Angola no início da guerra civil.
Para mim foi uma emoção especial, pois retrata também a minha vida e a de minha família.
Era mais nova, um bebê de 2 anos, não vivi o medo e o terror. Mas sofri as perdas.
Fugimos inicialmente eu, minha mãe e minha irmã, na época com 5 anos. Fomos para Portugal, aguardar por meu pai, que ainda tentou manter os laços e o patrimônio.
Por algumas semanas, viveu com um grupo de amigos fugindo das áreas onde os tiroteios eram mais intensos.
Foram à sua casa, a procura de armas, pois tinham a informação de que ele costumava caçar por esporte.
Foi preso, pois acharam que ele estava fugindo, quando o fotografaram transportando uma geladeira em um carro (na casa que estavam naqueles dias não havia uma).
Alguns dias depois, aportou no Lobito, minha cidade natal, o último navio previsto para aquelas épocas. Transportaria bananas para algum outro país africano, do qual não me lembro.
Meu pai entrou no navio como carregador de bananas. Se escondeu e assim conseguiu fugir para o tal país.
De lá, conseguiu um avião para ir a Portugal nos encontrar. Disse que lá, quando pousavam os aviões, famílias inteiras corriam desesperadas, muitas se perdendo.
Não se sentiram bem recebidos em Portugal e resolveram tentar vida nova por terras de além mar.
Chegamos ao Brasil com umas poucas jóias de família, dois baús de madeira com roupas e brinquedos, e U$ 800,00 no bolso.
Na época havia emprego, é verdade, o que facilitou nossa adaptação.
Os horrores de uma guerra civil.
Muitos morreram e inúmeros foram mutilados nas duas décadas que se seguiram.
Não perdi parentes. Sequer ainda tinha amigos para me separar. Mas cresci sem raízes, sem primos, sem padrinhos.
Exilada, expatriada.
Às vezes, me pego pensando em como teria sido minha vida em Angola...
Sobrevivemos. Sobrevivi.
Tenho um desejo enorme de passar uma temporada em Portugal, em busca de algumas referências. Mas isso é uma longa história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade... Vou gostar de saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...